Brazilian Journal of Anesthesiology
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Brazilian Journal of Anesthesiology

Instruções e Políticas

Normas aos Autores

Antes de submeter o manuscrito, os autores devem ler as presentes Normas cuidadosamente e segui-las. Problemas relacionados à submissão devem ser comunicados pelo site de submissão Ediorial Manager. A decisão de aceite ou recusa do manuscrito é final e levam aproximadamente 8 a 12 semanas.

 

Introdução

A Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que financia a revista totalmente e arca com os custos de publicação, sem ônus para os autores.

A BJAN publica trabalhos originais em todas as áreas da anestesia, cirurgia, terapia intensiva, medicina perioperatória e dor, incluindo pesquisa básica, translacional e pesquisa clínica, assim como educação e inovação tecnológica. Artigos especiais, como diretrizes e manuscritos históricos, são publicados somente a convite, e os autores devem obter aprovação com o Escritório Editorial antes da submissão.

A BJAN aceita apenas artigos originais que não estejam sendo avaliados por qualquer outro periódico e que nunca tenham sido publicados, exceto como tese acadêmica, pré-print ou resumos apresentados em conferências ou congressos científicos, contanto que seja especificado na carta de apresentação. Uma plataforma intuitiva em nuvem compara os manuscritos submetidos com publicações anteriores e as submissões não devem conter qualquer tipo de plágio. Os autores devem obter e enviar ao Escritório Editorial todas as autorizações necessárias para materiais de terceiros e referenciá-lo adequadamente no manuscrito para evitar plágio.

Todos os artigos submetidos para publicação são avaliados por dois ou mais integrantes do Conselho Editorial ou por revisores pares externos designados a critério do Editor-Chefe ou dos Editores Associados.

Em 2021, a Revista Brasileira de Anestesiologia (0034-7094) passou a ser Brazilian Journal of Anesthesiology (0104-0014), adotando o inglês como idioma oficial.

ISSNs: 2352-2291 Brazilian Journal of Anesthesiology (Online), 0104-0014 Brazilian Journal of Anesthesiology (Impressa).

A abreviatura de seu título é Braz J Anesthesiol, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências bibliográficas e legendas.

Toda comunicação editorial deve ser endereçada ao Editor-Chefe.

 

Tipos de artigo

 

Tipo de manuscrito 

Palavras

Referências

Tabelas + Figuras

Resumo

 

Estudo original

3.000

30

6

Estruturado, até 250 palavras

Artigo de revisão

4.000

100

6

Não estruturado, até 250 palavras (estruturado para revisões sistemáticas)

Relato de caso

1.500

5

2

Não estruturado, até 100 palavras

Carta ao editor

1.000

5

1

Não

Comunicação breve

1.500

10

2

Não

Imagem clínica

200

3

3

Não

Editorial

2.000

15

2

Não

 

Estudo original

Informações de pesquisa clínica primária, observacional, ou de estudo experimental. Cada tipo de estudo contém diferentes elementos. Uma cópia ou link da aprovação ética do estudo, assim como seu registro, devem ser submetidos juntamente com o manuscrito. Todos os ensaios clínicos que envolvam designação de pacientes a grupos de tratamento devem ser registrados em plataformas de registro de estudo disponíveis em inglês antes da seleção e designação de pacientes e início do ensaio clínico. O registro, com número de e data de inscrição devem ser indcados na seção Métodos do manuscrito. Para a lista de plataformas de registro de estudos clínicos, acesse o International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP). Para pesquisadores brasileiros, aconselha-se o registro no ReBEC.

Artigo de revisão

Revisão sistemática

Os autores devem registrar o protocolo de revisão no PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews), além de, na seção Métodos, citar o protocolo de revisão e indicar onde pode ser acessado. As seções devem ser resumidas e reunir as implicações dos principais achados, evitando mera repetição de resultados de estudos publicados anteriormente. Deve-se buscar uma conclusão expandida com base em evidência. Estimula-se a incorporação de resultados de um estudo novo a estudos relevantes anteriores utilizando metanálise.

Revisão narrativa

Uma revisão narrativa, ou de literatura,é uma visão crítica ampla, mas meticulosa, de pesquisas publicadas anteriormente para fornecer perspectivas subjetivas dos autores sobre um tópico de interesse. Não segue nenhum protocolo específico e não possui questionamentos ou estratégias específicas.

Revisão de escopo

Revisões de escopo podem ser um exercício para examinar evidências emergentes e avaliar questões específicas antes da realização de uma revisão sistemática, podendo servir de base para ela. Sugerimos o registro/publicação de protocolos de revisão de escopo. Exemplos de bancos de dados em que revisões de escopo podem ser registradas são Open Science Framework (OSF) e Figshare.

Revisão breve

As revisões breves têm o objetivo de avaliar o que é conhecido sobre tópicos específicos que guiam políticas de saúde. Os métodos são os mesmos utilizados para as revisões sistemáticas, concentrando-se em pontos importantes com protocolos mais liberais para pesquisa bibliográfica, análise restrita de literatura cinzenta e avaliação mais simplificada da qualidade das publicações.

Revisão de estado da arte

Revisão narrativa sobre tópicos mais atuais. Pode oferecer diferentes perspectivas sobre um tópico ou áreas representativas para estudos futuros. É uma importante revisão para o leitor novo na área, ou para quem estiver tentando identificar oportunidades potenciais para pesquisa contemporânea.

Relato de caso

A BJAN só aceita para publicação informações clínicas ou relatos de caso que descrevam inovações, novidades ou novas abordagens clínicas para problemas clínicos já estabelecidos. Devem conter informações com impacto, além de introdução de novas técnicas, métodos ou dispositivos médicos. Uma cópia da aprovação pelo Comitê de Pesquisa da instituição ou um formulário de consentimento informado por escrito deve ser submetido com o relato de caso. Caso seja usada qualquer tipo de imagem de paciente, deve ser anonimizada e não passível de identificação, com a autorização específica para publicação assinada por paciente, representante legal ou familiar.

Carta ao editor

As cartas ao editor devem incluir comentários construtivos, objetivos e educativos sobre trabalhos já publicados na BJAN. Cartas independentes ao editor podem discutir tópicos de interesse dos leitores, sem vínculo com trabalhos já publicados pela BJAN. As cartas serão publicadas inteiramente a critério do Editor-Chefe.

Comunicação breve

A comunicação breve é uma pesquisa simples com resultado interessante. Não é estruturada (sem subtítulos) e não tem resumo. Deve incluir características básicas resumidas de introdução, métodos, resultados e discussão, mas sem os subtítulos. Caso envolva humanos ou animais, a aprovação ética é necessária.

Imagem clínica

Imagens com relevância clínica para a área.

Editorial

Editoriais somente devem ser submetidos com aprovação prévia do editor-chefe.

 

Idioma

Inglês (EUA) é a língua oficial da BJAN. Depois do aceite, os artigos serão indexados somente em inglês, com resumos serão disponibilizados em português no site da BJAN.

Caso necessário, a pedido do editor, o autor deve enviá-lo à uma revisão certificada de inglês, tais como o American Journal Experts (AJE), Enago, Eloquenti ou Proof-Reading-Service (PRS).

 

Submissão

As submissões devem ser em inglês e conter os seguintes elementos: Carta de apresentação, Página título, Resumo, Descritores, Manuscrito cego (sem detalhes do autor), Tabelas e Figuras (se houver) e formulário de Acordo e Direitos Autorais da BJAN assinado pelo autor correspondente. Em caso de aceite, o mesmo formulário deve ser submetido com a assinatura de todos os autores antes da publicação do artigo. Confira o checklist de submissão.

Carta de apresentação

Deve destacar a novidade e o valor do trabalho do autor e sua relação com o escopo da BJAN, apresentando uma justificativa para o editor considerar o artigo para publicação. Nela, deve-se especificar se o artigo foi publicado como pré-impressão ou trabalho acadêmico. A critério do Conselho Editorial, pré-impressões podem ser compartilhadas a qualquer momento e não contam como publicação anterior, embora devam ser citadas na submissão. A carta de apresentação deve indicar também a contagem de palavras, incluindo tabelas e figuras do manuscrito submetido. A carta de apresentação não fará parte do manuscrito final publicado. 

Declaração e verificação de submissão

A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito ainda não foi publicado anteriormente, exceto na forma de resumo, como parte de aula publicada ou tese acadêmica, ou como pré-impressão eletrônica. Também significa que o manuscrito não está sendo considerado para publicação por outro periódico, que a sua publicação foi aprovada por todos os autores e, tacita ou explicitamente, pelas autoridades responsáveis do local onde o trabalho foi desenvolvido.

Caso o manuscrito seja aceito, não pode ser publicado em nenhum outro local no mesmo formato, em qualquer que seja a língua, inclusive em versão eletrônica, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais. Seu artigo será verificado pelo serviço de detecção de originalidade Ithenticate.

Ver “Publicação, múltipla, redundante ou concorrente”.

Página título

Deve conter:

  • O título completo e o título resumido.
  • Os autores, com os nomes, afiliações, ORCID id e contribuições de cada um. Essas informações não devem constar no manuscrito. O autor correspondente deve ser claramente indicado (ele será responsável por todas as comunicações com a revista). Se os autores ainda não têm ORCID id, podem se registrar em <https://orcid.org/>.
  • Cópia ou link para a aprovação do Comitê de Pesquisa Institucional.
  • O registro do estudo (quando necessário), com número e data da inscrição.

Resumo

Um resumo com as partes Introdução, Métodos, Resultados e Conclusão deve fornecer o contexto para o estudo e declarar seu objetivo, procedimentos básicos (seleção dos participantes do estudo ou animais de laboratório, métodos observacionais e analíticos), principais achados (fornecendo efeitos de tamanho específicos e sua significância estatística, se possível) e principais conclusões. Deve enfatizar aspectos novos e importantes ou as observações do estudo.

Descritores

Fornecer o máximo de seis descritores em ordem alfabética e separados por vírgula para representar o conteúdo do artigo. Descritores ou palavras-chave devem se basear no DECS ou MeSH.

Manuscrito

O manuscrito deve ser enviado em arquivo de texto editável (preferencialmente Word).

Título

O título dever ser conciso e informativo, uma vez que frequentemente é usado nos sistemas de recuperação de informação. Evite abreviaturas e fórmulas sempre que possível, assim como nomes comerciais ou protegidos por direitos autorais. Escreva o título na forma mais simples possível, pensando em como faria uma busca por esse tópico em um banco de dados ou na internet. Deve incluir o desenho do estudo. Deve ter somente a primeira letra e siglas em maiúscula.

Resumo + Descritores

Devem ser incluídos conforme as especificações já indicadas.

Introdução

Forneça um histórico adequado, evitando pesquisa detalhada da literatura ou resumo dos resultados. Especifique a hipótese que justifica o estudo e exponha os objetivos do estudo.

Métodos

Forneça quantidade suficiente de detalhes que permitam a reprodução do trabalho. Métodos já publicados em detalhe em outro local devem ser indicados por citação bibliográfica e descritos concisamente, já que o leitor pode não ter acesso à publicação do protocolo original, especialmente se não houver acesso aberto. Todas as modificações do protocolo de estudo devem ser descritas.

Resultados

Os resultados devem ser claros, concisos e contextualizados. Evite repetição de dados no texto e nas tabelas e figuras.

Discussão

Explore o significado dos resultados do estudo sem repeti-los. Confronte seus dados com achados anteriores, evitando citações e discussão extensas de literatura já publicada. Discuta as limitações do estudo e justifique-as de forma crítica. Enfatize a importância do estudo para o atual estado da arte, assim como as perspectivas futuras afins.

Conclusão

Principais conclusões do estudo em uma breve seção.

Agradecimentos

Organize os agradecimentos em seção no final do artigo, antes das referências, listando os indivíduos que auxiliaram na pesquisa (p.ex., em termos de idioma, redação ou revisão do artigo etc.).

Referências

Todas as referências devem ser apresentadas de acordo com o Vancouver Style e os nomes das revistas devem ser abreviadas de acordo com o List of Title Word Abbreviations. Para permitir a criação de links a serviços de resumos e indexação, certifique-se de que os dados fornecidos nas referências estão corretos. O DOI nunca mudará e pode ser usado como link permanente para qualquer artigo eletrônico. Todas as referências devem ser numeradas (em sobrescrito) na mesma sequência citada no texto. Verifique o número máximo de referências de acordo com o tipo de manuscrito.

Tabelas e figuras

Todas as tabelas e figuras devem ser citadas no texto em sequência e colocadas somente no final do arquivo, não no meio do texto. Verifique o número máximo de Tabelas + Figuras de acordo com o tipo de artigo. Devem preferencialmente ser enviadas em arquivo editável para que possam ser traduzidas.

Outros tópicos

Fontes de financiamento

Identifique quem deu suporte financeiro e descreva o papel do(s) patrocinador(es). No caso de não haver, isso também deve ser declarado. Cite as fontes de financiamento em formato padrão para facilitar o cumprimento das exigências do financiador (por exemplo, “este trabalho foi financiado pelo CNPq [número de financiamento xxxx] e pela FAPESP [número de financiamento xxxx]”). Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou o tipo de financiamento ou bolsa. Quando os recursos forem parte de um financiamento conjunto ou de outros recursos disponíveis para uma universidade, faculdade ou outra instituição de pesquisa, indique o nome da instituição ou organização que viabilizou o auxílio. No caso de pesquisa não subsidiada, inclua a seguinte afirmação: “Esta pesquisa não recebeu nenhum financiamento específico de agências de fomento dos setores público, privado ou sem fins lucrativos.”

Abreviaturas

Definir abreviaturas que não sejam padrão nesse campo na primeira aparição no artigo. As abreviaturas inevitáveis no resumo devem ser definidas na primeira menção no local. Verifique se há consistência nas abreviaturas em todo o artigo.

Unidades

Siga as regras e convenções internacionais e use o Sistema Internacional de unidades (SI). No caso da menção de outras unidades, incluir o seu equivalente em SI.

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser usadas com moderação. É preferível o uso de referências.

 

Ética em publicação

Estudos em animais

Todo experimento com animais deve obedecer às diretrizes ARRIVE e ser realizado de acordo com a regulamentação de cada país. É essencial indicar de forma clara no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas e carregar o checklist das diretrizes. O sexo dos animais deve ser citado e, quando for o caso, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo, além de genótipo, cepa, fonte, número de retrocruzamentos e idade dos animais estudados.

Estudos em humanos

Se o artigo envolver participantes humanos, o autor deve se certificar de que a pesquisa descrita foi realizada de acordo com o Código de Ética da Associação Médica Mundial (Declaração de Helsinque) para experimentos envolvendo humanos. Os autores devem incluir no manuscrito uma declaração de que foi obtido o consentimento livre e esclarecido para experimentação com participantes humanos. Os direitos dos participantes à privacidade devem ser sempre respeitados.

O manuscrito deve estar em conformidade com as recomendações da Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals [Conduta, Relatos, Edição e Publicação de Trabalho Acadêmico em Periódicos Médicos] e buscar incluir populações humanas representativas (sexo, idade e etnicidade) de acordo com essas recomendações. O manuscrito deve conter dados de idade (média e intervalo), altura (m), peso (kg), sexo (masculino/feminino, com números e porcentagens), critérios de seleção, condições de saúde, entre outros que sejam significativos para os resultados do estudo. É preferível que as informações mais complexas sejam apresentadas em tabela para facilitar o entendimento dos dados.

Consentimento livre e esclarecido e detalhes de pacientes

A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e o consentimento livre e esclarecido devem estar registrados no trabalho. Consentimentos, autorizações e liberações apropriados devem ser obtidos quando os autores desejarem incluir detalhes de um caso, outras informações pessoais ou imagens de pacientes ou de quaisquer outros indivíduos. Por favor, sempre indique que foram obtidos e os envie sempre que houver um pedido específco da BJAN.

Imagens

Devem ser não identificáveis e anonimizadas, e uma autorização assinada especificamente para a publicação deve ser obtida do paciente, do representante legal ou de familiar e submetida juntamente com o manuscrito ou o relato de caso.

 

Declaração de interesses

Todos os autores devem revelar quaisquer relações financeiras e pessoais com outros indivíduos ou organizações que poderiam influenciar de forma inapropriada (viés) o seu trabalho (Declaração de Conflitos de Interesse). Se não houver conflito de interesse, declare “Conflitos de interesses: nenhum”.

 

Uso de linguagem inclusiva

A linguagem inclusiva reconhece a diversidade, expressa respeito a todas as pessoas, é sensível às diferenças e promove oportunidades iguais. Os autores não devem fazer nenhuma pressuposição acerca das crenças ou compromissos de qualquer leitor. O texto não deve apresentar qualquer elemento que possa inferir que um indivíduo seja superior a outro com base em raça, sexo, cultura ou qualquer outra característica, e deve usar linguagem inclusiva em todo o seu conteúdo. Os autores devem garantir que a redação não apresente viés.

 

Autoria

A BJAN adota critérios ICMJE para autoria. Cada autor deve declarar sua contribuição individual ao artigo. Todos os autores devem ter participado concretamente da pesquisa e/ou desenvolvimento do artigo, portanto, o papel de cada autor deve ser descrito. A afirmação de que todos os autores aprovaram o artigo final deve ser verdadeira e incluída na declaração de conflitos de interesse.

Todos os autores devem ter contribuído de forma substancial para cada um dos seguintes itens: concepção e desenho do estudo ou obtenção de dados, ou análise e interpretação de dados; versão preliminar do artigo ou revisão crítica para conteúdo intelectual importante; aprovação final da versão a ser submetida.

Mudanças na autoria

Qualquer inclusão, retirada ou rearranjo nos nomes na lista de autores devem ser feitos antes de o manuscrito ser aceito. Para solicitar tal mudança, o autor correspondente deve especificar a razão para a alteração na lista de autores e enviar confirmação por escrito de todos os autores de que concordam com a inclusão, retirada ou rearranjo. No caso de inclusão ou retirada de autores, incluir a confirmação do autor cujo nome está sendo incluído ou retirado. Se o manuscrito já tiver sido publicado, quaisquer solicitações aprovadas pelo Editor-chefe resultarão em errata.

Direitos autorais e acordo

No momento da submissão, os autores devem submeter, juntamente com o artigo, uma cópia digital assinada do documento de Acordo e Copyright de submissão. Ao assiná-lo, o(s) autor(es), assegura(m) a propriedade de direitos autorais e concede(m) à BJAN direitos exclusivos do manuscrito submetido caso seja aceito, transferindo à BJAN o direito de publicar e distribuir o manuscrito completo ou em partes. Além disso, o(s) autor(es) cedem e transferem toda a propriedade de direitos autorais com relação ao trabalho para a cessionária Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). 

Com o processo de submissão, será pedido aos autores que preencham o Acordo de Publicação em Periódico. Esse documento inclui todas as tabelas, ilustrações ou outros materiais submetidos para publicação como parte do manuscrito, em todas as formas e meios de comunicação (sendo conhecidos no momento da submissão ou desenvolvidos posteriormente), mundialmente, em todos os idiomas, pela duração completa dos direitos autorais, e que entrará em vigor quando o Artigo for aceito para publicação. Um e-mail será enviado ao autor correspondente confirmando o recebimento do manuscrito submetido, junto com o formulário “Acordo de Publicação em Periódico”, ou um link para a versão on-line desse acordo.

O uso de IA e tecnologias assistidas por IA na redação científica

Os autores podem usar IA e tecnologias assistidas por IA no processo de redação apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho, e não para substituir as principais tarefas do pesquisador, como produzir insights científicos, analisar e interpretar dados ou tirar conclusões científicas. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humanos e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar um texto que pode estar incorreto, incompleto ou tendencioso. Os autores são os responsáveis pelo conteúdo da obra.

Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA e uma declaração aparecerá no trabalho publicado. Declarar o uso dessas tecnologias apoia a transparência e a confiança entre autores, leitores, revisores, editores e colaboradores e facilita o cumprimento dos termos de uso da ferramenta ou tecnologia relevante.

Os autores não devem listar IA e tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor, nem citar IA como autor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos. Todos os autores são responsáveis por garantir que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas e a autoria requer a capacidade de aprovar a versão final do trabalho e concordar com sua submissão. Os autores também são responsáveis por garantir que o trabalho seja original, que os autores declarados se qualifiquem para autoria e que o trabalho não infrinja os direitos de terceiros, e devem se familiarizar com nossa política de ética na publicação antes de enviar.

Plágio e má-conduta editorial

A BJAN aceita somente artigos originais, que não estejam sendo avaliados para publicação por nenhum outro periódico e que nunca tenham sido publicados, exceto quando se tratar de tese acadêmica, pré-impressões ou resumos apresentados em conferências ou reuniões. Uma plataforma intuitiva em nuvem compara os manuscritos submetidos a publicações anteriores, e as submissões não devem conter qualquer tipo de plágio. Os autores devem obter e enviar ao Escritório Editorial todas as autorizações exigidas para qualquer material com sobreposição, identificando-o corretamente no manuscrito para evitar plágio.

Para mais informações sobre Ética em Publicação em português, ler o Guia de Boas Práticas de Ética em Publicação Científica da Scielo.

 

Diretrizes de relato

A BJAN exige uso de diretriz de relato apropriada para a redação de qualquer manuscrito de pesquisa em saúde. Orientações sobre cada tipo de estudo e como escolher a diretriz correta de relato podem ser encontradas no site EQUATOR, e os autores devem submeter checklists completos de acordo com as diretrizes relevantes de relato (e fluxograma, se pertinente) que seguirão juntamente com o manuscrito. Usar um checklist ajuda a garantir que a diretriz de relato foi usada corretamente e ajuda os editores e revisores a realizarem a mesma verificação. Se o checklist aponta um item não abordado no manuscrito, explicar no texto do manuscrito porque a informação não é relevante ao estudo ou acrescentar informações relevantes.

Ler o artigo Reporting guidelines: tools to increase the completeness e transparency of your anesthesiology research paper para mais informações sobre esse tópico.

Qual diretriz de relato usar

Pesquisa sobre intervenção, tratamento, exposição ou fator de proteção em humanos

- Usar ACRE guideline para relatar casos em anestesia e medicina perioperatória.

- Usar CARE guideline para relatar um estudo de caso ou uma série de estudos de casos.

- Usar CONSORT guideline ou uma de suas extensões: caso tenham sido selecionados participantes antes de receberem a intervenção/exposição/etc. em estudo E você controlou qual intervenção/exposição/etc. receberam E usou método de alocação aleatória para decidir qual intervenção/exposição/etc. receberam.

- Usar STROBE guideline ou uma de suas extensões: caso os participantes tenham sido selecionados após receberem a intervenção/exposição/etc. em estudo, OU você selecionou seus participantes antes de receberem a intervenção/exposição/etc. em estudo E não controlou qual intervenção/exposição/etc. receberam (eles decidiram/o médico deles decidiu/fortuito).

- Usar TREND guideline caso os participantes tenham sido selecionados antes de receberem a intervenção/exposição/etc. em estudo, E se CARE, CONSORT e STROBE não sejam aplicáveis a sua pesquisa E você usou forma não aleatória para decidir qual intervenção/exposição/etc. os participantes receberam, tais como o hospital para onde foram ou quais eram seus sintomas clínicos.

- Usar SPIRIT guideline para protocolo de estudo clínico se estiver relatando um protocolo.

Revisão da literatura

- Usar para revisão de estudos que usam dados descritivos, tais como entrevistas não estruturadas (dados qualitativos).

- Usar para revisão de estudos observacionais.

- Usar para qualquer outro tipo de revisão sistemática ou metanálise.

- Usar diretriz PRISMA-P para protocolo de revisão sistemática.

- Usar diretriz PRISMA ScR para revisões de escopo.

Pesquisa em animais

- Usar para pesquisa em animais de laboratório.

- Usar para pesquisa em animais de pecuária.

Dados descritivos (isolados ou juntamente com dados quantitativos)

- Usar para relato de entrevistas não estruturadas e grupos focais.

- Usar para relato de um relato de caso ou série de relatos de caso.

- Usar para quaisquer dados descritivos (pesquisa qualitativa).

Pesquisa em diagnose

- Usar se comparou precisão de exame diagnóstico com exame padrão de referência estabelecido.

- Usar se avaliou valor prognóstico de biomarcador.

- Usar TRIPOD guideline se desenvolveu, validou ou atualizou ferramenta de modelagem de previsão prognostica ou diagnostica.

Pesquisa em intervenção ou tratamento em humanos

- Usar para descrever por inteiro a sua intervenção

- Usar para avalição econômica de intervenções.

 

Uso de software de edição de texto

É importante que o arquivo do manuscrito seja salvo no formato nativo do editor de texto usado.

O texto deve ser apresentado:

  • Em fontes Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com 1,5 linhas de espaçamento.
  • Em formato de coluna única e layout o mais simples possível.
  • Não usar opções do programa Word para justificar o texto ou hifenizar palavras.
  • Ao preparar tabelas, faça uma tabela única e não uma tabela para cada linha. Se não utilizar tabela, usar tabulação e não espaços para alinhar as colunas.
  • Todas as figuras e tabelas devem ser apresentadas no fim do manuscrito, depois das referências e serem citadas no texto.
  • Para evitar erros desnecessários, recomendamos enfaticamente o uso das funções “corretor ortográfico” e “corretor de gramática” do seu editor de texto (inglês dos EUA).
  • Usar TAB em vez de espaço para tabelas e parágrafos.

Se inglês não for sua língua materna e o Editor-chefe solicitar revisão da ortografia de seu texto, submeta seu artigo para correção de gramática por empresa qualificada, como a American Journal Experts (AJE), Enago ou Proof-Reading-Service (PRS), antes do aceite para publicação. Também se recomenda a revisão idiomática antes da submisão do manuscrito.

 

Arte gráfica

Edição de imagens

Os autores às vezes precisam editar imagens para efeito de clareza. A edição com o objetivo de enganar ou fraudar, entretanto, será vista como violação da ética científica e serão tomadas as devidas providências.

Nenhuma característica específica dentro de uma imagem pode ser destacada, encoberta, removida ou introduzida.

  • Ajustes de brilho, contraste ou cor são aceitáveis, contanto que não confundam nem eliminem quaisquer informações presentes no original.
  • Ajustes não lineares devem ser revelados na legenda da figura
  • A resolução do material deve ser 300+ dpi);
  • Garantir o uso de fontes e tamanho uniformes na arte gráfica original;
  • Numerar as figuras de acordo com a sequência em que aparecem no texto;
  • Usar convenção lógica de nomenclatura para os arquivos de arte gráfica.

Formatos

Seja qual for o programa utilizado, quando as imagens eletrônicas estiverem finalizadas, clicar em “salvar como” ou converter as figuras para um dos formatos abaixo:

- EPS (ou PDF): desenhos com vetores. Inserir a fonte ou salvar o texto como “gráfico”;

- TIFF (ou JPG): fotografias coloridas ou em preto e branco. Para meios-tons, usar no mínimo 300 dpi;

- TIFF (ou JPG): nos desenhos com linhas em bitmap use no mínimo 1000 dpi;

- TIFF (ou JPG): em combinações de linha/meio-tom (cor ou escala de cinza) em bitmap, é obrigatório o mínimo de 500 dpi.

Evitar

- Enviar arquivos que foram otimizados para uso em tela pois sua resolução é excessivamente baixa;

- Enviar arquivos com resolução muito baixa;

- Enviar gráficos que sejam desproporcionalmente grandes para o conteúdo

Legendas de figuras

Garantir que cada ilustração tenha legenda, que deve conter um título resumido e uma descrição da ilustração, explicando todos os símbolos e abreviaturas utilizados. Enviar legendas como texto separadamente, não dentro da figura, e manter o mínimo de texto nas próprias imagens.

Tabelas

Envie as tabelas como texto editável, e não como imagem. As tabelas devem ser colocadas após as referências. Enumerar as tabelas na sequência em que aparecem no texto e colocar todas as observações embaixo delas. O uso de tabelas deve ser parcimonioso, e os dados apresentados nelas não devem ser uma repetição dos resultados descritos em outro lugar no artigo. Evitar o uso de linhas verticais.

Dados de vídeo

Materiais em vídeo e animações são aceitos como forma de subsidiar e melhorar a pesquisa científica. Os autores que desejarem enviar esse tipo de arquivo com o artigo são fortemente estimulados a incluir links para eles no corpo do texto. Isso pode ser feito na mesma forma que se faz com as figuras ou tabelas, fazendo referência ao conteúdo do vídeo ou animação no corpo do texto. Todos os arquivos enviados devem estar identificados, de forma que o conteúdo do arquivo tenha relação direta com o vídeo.

A fim de garantir o uso de seu material em vídeo ou animação, enviar o arquivo em um dos formatos de arquivo recomendados, preferencialmente com tamanho máximo de 150 MB. Os arquivos serão publicados na versão eletrônica de seu artigo, na Elsevier Web products, inclusive no ScienceDirect.

Envie stills escolhendo qualquer quadro do vídeo ou animação, ou uma imagem separada, para substituir os ícones padrão, personalizando o link para os dados em vídeo.

 

Material suplementar

O uso de material suplementar pode subsidiar e melhorar a pesquisa científica. Arquivos suplementares oferecem ao autor mais possibilidades de publicar materiais de suporte, imagens de alta resolução, conjuntos de dados de apoio, trechos sonoros, entre outros. Esses itens são publicados on-line exatamente como são enviados, sem edição. Enviar o material com o artigo e fornecer uma legenda concisa e descritiva para cada arquivo. Caso deseje fazer alguma alteração nos dados suplementares durante qualquer fase do processo, enviar um arquivo atualizado e não a versão com anotações na versão anterior. Confira também se inativou a opção “Controlar alterações” em arquivos do Microsoft Office, ou isso aparecerá no arquivo suplementar publicado.

 

Dados de pesquisa

A BJAN incentiva o compartilhamento de dados que subsidiaram a publicação de sua pesquisa em um repositório de dados que permita a criação de um link com os artigos publicados. No caso de compartilhamento de dados, os autores são estimulados a citar isso no manuscrito e lista de referências.

Dados de pesquisa são os resultados de observações ou experimentos que validam os achados da pesquisa. Para que os dados sejam mais facilmente reproduzidos e reutilizados, incentivamos os autores a compartilharem seus softwares, códigos, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e materiais úteis relacionados ao projeto. Veja mais informações sobre como depositar, compartilhar e usar dados de pesquisa e outros materiais de pesquisa relevantes.

Links com dados

Ao disponibilizar seus dados de pesquisa em um repositório de dados, é possível colocar no artigo um link direto para o conjunto de dados. A BJAN possui convênios com vários repositórios para a criação de links de artigos no ScienceDirect e outros, fornecendo aos leitores acesso aos dados de base para que compreendam melhor a pesquisa descrita.

Há diferentes modos de criar um link de seu conjunto de dados com o artigo. Quando disponível, pode ser diretamente, fornecendo as informações relevantes no sistema de submissão. Acesse mais instruções. Para os repositórios de dados conveniados, um banner do repositório aparecerá automaticamente ao lado do artigo publicado no ScienceDirect. Além disso, é possível criar links com dados ou entidades relevantes por meio de identificadores no texto do manuscrito, usando o seguinte formato: Banco de dados: XXXX.

Declaração de dados

Visando transparência, estimulamos os autores a declararem a disponibilidade de seus dados na submissão. Caso não estejam disponíveis para acesso ou sejam inadequados para postagem, os autores têm a oportunidade de dizer o motivo. No caso do envio desse formulário junto com o manuscrito como um arquivo suplementar, a declaração aparecerá ao lado do artigo publicado no ScienceDirect

 

Checklist de submissão

Esta lista pode ser usada para a verificação final da submissão antes de enviá-la à revista para revisão. Certifique-se de que os itens seguintes estejam presente na submissão:

- Carta de apresentação

- Página título

- Um autor correspondente com detalhes de contato foi designado: endereço eletrônico e ORCID

- Dados de todos os autores incluindo ORCID

- Cópia de link para a aprovação do Comitê de Pesquisa Institucional da submissão, se pertinente

- Todos os arquivos específicos do desenho do estudo foram carregados: resumo incluindo descritores, manuscrito com referências; todas as figuras (incluindo legendas relevantes); todas as tabelas (incluindo títulos, descrição, notas de rodapé) – assegurar que todas as citações de figuras e tabelas no texto correspondem aos arquivos fornecidos; arquivos suplementares (quando pertinente)

- Manuscrito passou por revisão ortográfica e gramatical

- Todas as referências mencionadas na Lista de Referência são citadas no texto e vice-versa

- O checklist de diretrizes de relato foi preenchido

- Link ao repositório de dados, se pertinente

- Foi obtida permissão para uso de material com direitos autorais de outras fontes (incluindo internet)

- Foram feitas declarações dos conflitos de interesse relevantes.

 

Revisão duplo-cega

A BJAN trabalha com um processo de revisão duplo-cego, assim os autores deverão retirar do texto qualquer dado que possa identificá-los (nomes, afiliações, etc.) ou suas instituições. Os revisores não saberão quem é o responsável pelo trabalho ao efetuarem a revisão, assim como os autores não terão conhecimento de quem revisou o manuscrito em qualquer um dos estágios do processo de publicação.

Todos os revisores terão sua aptidão para o periódico inicialmente avaliada pelo Editor-Chefe. Trabalhos considerados adequados são enviados de forma geral para no mínimo dois revisores especialistas independentes para que a qualidade científica do trabalho seja avaliada. O Editor-Chefe é responsável pela decisão referente à aceitação ou rejeição do artigo, decisão esta que é final.

 

Após o aceite

Provas

Um conjunto de provas de impressão, ou link de acesso será enviado por e-mail ao autor correspondente para que os autores possam aprová-lo. A prova deve servir somente para verificar layout, edição, completude e correção do texto, tabelas e figuras. Alterações significativas ao artigo já aceito para publicação só serão consideradas nesta fase com a autorização do Editor.

Faremos o possível para que seu artigo seja publicado com rapidez e precisão. É importante garantir que todas as correções sejam devolvidas de uma só vez. Revise cuidadosamente antes de responder, pois correções posteriores não são garantidas. A revisão é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Rastreie o artigo submetido.

Rastreie o artigo aceito.

 

Acesso aberto

Direitos de acesso

Todos os artigos publicados como acesso aberto estarão imediatamente e permanentemente disponíveis para qualquer indivíduo ler, baixar, copiar e distribuir.

Direitos de uso

Reuso permitido é definido pela seguinte licença de uso: Creative Commons (CC BY), permitindo aos usuários copiar e redistribuir o artigo em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, inclusive comercial; e adaptar, remixar e transformar o artigo para qualquer finalidade, mesmo comercial, desde que o usuário dê o devido crédito (com um link para a publicação formal através do DOI e indicando se foram feitas alterações). O usuário poderá fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante endossa as mudanças ou seu uso. Além disso, o usuário não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazerem qualquer coisa que a licença permita. Os detalhes completos da licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Direitos autorais

Para a publicação em acesso aberto, a revista usa acordo de transferência de direitos autorais. Os autores transferirão os direitos autorais para a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) mas terão o direito de compartilhar seu artigo nas mesmas modalidades autorizadas para terceiros de acordo com a licença de uso pertinente, assim como de acordo com certos direitos de uso educacionais.

Como autor, você (ou seus funcionários ou instituição) tem certos direitos de reuso do seu trabalho.

Compartilhamento responsável

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